Artigos > Nós

Bom, todos sabemos que existe apenas duas formas de unir-se (pela cadeirinha) à corda quando vamos escalar: fazemos um nó do tipo "lais de guia com backup" e passamos ele na cadeirinha ou fazemos um nó "oito".

A grande vantagem do nó "lais de guia" é a facilidade que temos em desfazê-lo depois que escalamos (principalmente quando caímos e o nó fica "apertado"), entretanto, o "lais de guia" se montado incorretamente se desfaz sozinho com incrível facilidade (e mesmo o "Freedom of the Hills" desaconselha o seu uso por esse motivo, ou seja, usar o nó "lais de guia" apenas com backup do nó...)

O nó "oito" é extremamente seguro e é o nó mundialmente ensinado e adotado para a escalada, entretanto, em caso de quedas ou mesmo um simples rapel, o nó "oito" fica tão tensionado que as vezes é dificultoso desatá-lo depois...

Pois bem.. no livro "Rock Climbing, Mastering Basic Skills", da The Mountaineers Books (mesmos editores do Freedom...) eles dão um macete espetacular para facilitar tremendamente o ato de desfazer o nó "oito" após ele ter sido tensionado.

O macete é muito simples e funciona também como "backup" (ou arremate) do nó. Veja a sequência ao lado.


Fonte: Marski - Montanhismo e Escalada


© 2007-2009 - Claudney Neves