Artigos > Escalada Móvel

Escalar usando técnicas de entalamento geralmente resulta em deixar alguns pedaços de carne na rocha, se suas mãos não estão protegidas. No granito abrasivo de muitos locais espalhados pelo mundo ou você se protege ou vai deixar amostras de sangue na parede.

Se você não se importa em perder alguns pêlos do braço, siga os passos abaixo para criar uma luva reutilizável e para proteger seus dedos também.

Mostramos aqui algumas maneiras de fazer uma boa luva com esparadrapo, escolha a sua.

Primeiro Método

Você precisará de um rolo de esparadrapo, com 4 ou 5 centímetros de largura, encontrado em qualquer farmácia ou supermercado.

Certifique-se de que sua mão esteja seca e limpa, em seguida passe uma faixa de esparadrapo saindo do dorso da mão, passando por baixo do dedo indicador e voltando para o dorso.
Faça o mesmo com os outros dedos. Mantenha o esparadrapo apertado, mas sem restringir a circulação.
Continue, fazendo com que as tiras fiquem sobrepostas.
Vá testando a mobilidade, fechando sua mão em forma de soco.
Agora passe uma tira ao redor de toda a parte de trás de mão, passe mais uma vez, incluindo o polegar. Cuidado para não restringir o movimento desse dedo também.
Passe umas duas ou três vezes o esparadrapo ao redor do pulso, para firmar todo o embrulho. Sua luva está pronta.
A palma da mão deve ficar descoberta, para manter o contato com a rocha.
No final do dia, corte as tiras do pulso e retire sua luva, alguns pêlos irão embora :). Você poderá reutilizá-la no dia seguinte, bastando prendê-la com algumas tiras de esparadrapo no pulso novamente.
Segundo Método

Este método é indicado pela Metolius, o único incoveniente é que não protege muito bem as costas dos polegares, onde deve ser reforçado para que fique perfeita.

Coloque três tiras de esparadrapo nas costa da mão, fazendo com que se sobreponham cerca de 1/4. Certifique-se que a primeira faixa cubra o local onde ficam os ossos da base dos dedos.
Começando da parte de trás da mão, passe uma tira ao redor do seu dedo indicador, juntando as pontas do esparadrapo atrás. Faça o mesmo com o dedo mínimo e com os outros, se achar necessário.
Arremate, envolvendo seu pulso com algumas voltas de esparadrapo. Sua luva está pronta.
Para retirar a luva, simplesmente corte a parte do esparadrapo presa ao pulso e vá puxando com cuidado.
Economize seu rico dinheirinho e reutilize sua luva.
Para isso basta vestí-las novamente e prendê-las com algumas volta de esparadrapo ao pulso. Você ficará surpreso o quanto uma luva bem feita pode durar.
Terceiro Método

Este é o método que mais protege as mãos, cobrindo quase toda sua superfície.

Envolva o punho com esparadrapo, passe uma tira nos ossos da base dos dedos e proteja as costas do polegar.
Prenda uma tira nas costas da mão e passe em torno do polegar, prendendo as duas pontas no punho.
Faça o mesmo com o indicador, mas com a primeira ponta do espradrapo presa na base do indicador.
E a segunda ponta presa ao pulso.
Agora com o dedo mínimo, tanto a primeira ponta do esparadrapo quanto a segunda...
...ficarão presas ao punho.
Faça o mesmo com o dedo médio...
...tomando cuidado para manter o esparadrapo o mais plano possível no dorso da mão e para que fique confortável ao redor dos dedos.
Repita o processo com o dedo anelar...
...também prendendo as duas pontas ao pulso.
Passe mais uma tira no polegar...
...com as duas pontas presas ao pulso. Feche a luva com algumas voltas de esparadrapo ao redor do pulso. Luva pronta!

Sua luva deve ficar parecida com as imagens ao lado. As costa das mão ficarão completamente protegidas e as palmas apenas com algumas partes. Com o uso, as bordas se arregaçarão um pouco, por isso uma boa cobertura é importante. Ao fazer a luva, procure ajustar bem as tiras de esparadrapo, sem deixá-las apertdas demais, pois com a utilização a luva afrouxará.

Terminada a escalada, corte-as na altura do pulso e guarde-as para usá-las novamente, para isso passe novamente esparadrapo onde foram cortadas para prendê-las.

Protegendo os dedos

Em vias onde seja necessário entalar os dedos, protegê-los é essencial, veja abaixo como.

Com o dedo ligeiramente curvado, passe uma tira estreita de esparadrapo a partir do meio da segunda articulação para cima, terminando na mesma altura nas costas do dedo.
Agora vá enrolando uniformemente o dedo, começando pela ponta em direção à mão, tomando o cuidado de ir sobrepondo cada faixa em pelo menos 1/3. Mantenha a tensão em todo o processo, mas sem apertar demais.
Prenda estas tiras horizontais fazendo um 8, envolvendo o conjunto. Essa volta passará ao redor da junta no lado externo do dedo e cruzará embaixo na altura da articulação.
Com a ponta final deste 8, continue enrolando o dedo na direção da mão.
Para terminar, belisque o esparadrapo em toda a extensão envolvida no passo nº 2, para retirar qualquer folga. Você deve sentir o dedo apertado, mas sem prender a circulação, pois à medida que for escalando o esparadrapo afrouxará naturalmente, ficando mais confortável.
Alternativa

Se você não quer perder alguns pêlos e está com um graninha extra, pode optar por luvas prontas, como a Hand Jammies, foto ao lado, encontrada em lojas de material de escalada. Há quem adore e há quem deteste, preferindo mesmo as luvas de esparadrapo, mas você só poderá opinar se testar, fica aqui a dica.

 

 

Fontes:
Chockstone
Metolius
University of Oregon


© 2007-2009 - Claudney Neves